
A ação foi realizada após denúncias de irregularidades na clínica (Divulgação / Prefeitura de Itanhaém)
Uma operação resultou na identificação de diversas irregularidades em uma clínica terapêutica, de recuperação de dependentes químicos, localizada no bairro Jardim Suarão, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Entre as denúncias estão casos de maus-tratos e internações irregulares. A ação foi realizada na quinta-feira (12) e contou com participação da Polícia Civil, Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Vigilância Sanitária da Prefeitura.
Segundo o diretor de segurança do Município, Antônio Carlos da Silva, a ação foi motivada por diversas denúncias e ocorreu em cumprimento de mandado judicial, após reclamações de maus-tratos e internações irregulares.
Durante a operação, foram localizados diversos medicamentos de origem desconhecida e sem prescrição médica. Os remédios vencidos foram recolhidos e descartados pela equipe da Vigilância Sanitária.
A fiscalização também identificou internos em condições irregulares, incluindo casos de internação compulsória sem amparo legal e a presença de pacientes com transtornos psiquiátricos que não se enquadram nos critérios permitidos para comunidades terapêuticas.
A ação integrada foi essencial para garantir a segurança dos envolvidos e o cumprimento pacífico da ordem judicial, de acordo com a Prefeitura de Itanhaém. O responsável pela clínica foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. O caso continua sendo investigado.
“A Prefeitura de Itanhaém segue comprometida com a fiscalização e o combate a práticas irregulares em instituições privadas, reforçando a importância do trabalho integrado entre os órgãos de Segurança Pública e Vigilância Sanitária a favor da população”, destaca a Administração Municipal.
Assuntos relacionados